Flor de Mandacaru: Coletivo de Mulheres do SINDJUD-PE incia atividades neste mês de julho

por | jul 4, 2022 | Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias

A partir deste mês de julho, o SINDJUD-PE promove o início das atividades do Coletivo de Mulheres Flor de Mandacaru (CMFM), cuja criação foi anunciada no I Encontro de Mulheres SINDJUD-PE, ocorrido no final de março.

Tipicamente nordestina, a flor de mandacaru desabrocha em cactos que resistem à seca, que servem de alimento para os animais da caatinga e para restaurar solos castigados pelas estiagens. Guardam em si a água para sobreviver em tempos difíceis. E é assim que o Coletivo Flor de Mandacaru foi pensado: como espaço de resistência aos ataques que os direitos das mulheres vêm sofrendo dura e incessantemente, principalmente nos últimos anos, com a chancela de um governo federal misógino e machista, mas não só isso: como lugar de alimento e de (re)construção de forças em um ambiente hostil às mulheres.

Através de atividades presenciais e virtuais, o CMFM promoverá estudos sobre livros, bem como debates sobre situações fáticas do nosso cotidiano visando a construção de condições mais dignas de vida pessoal e profissionais para as trabalhadoras/servidoras do Poder Judiciário, além de como ele pode atender e acolher melhor as usuárias do sistema de justiça.

A primeira atividade está prevista para o dia 25.07 (segunda-feira), em formato virtual, via plataforma ZOOM. O tema será divulgado em breve!

Para participar do Coletivo de Mulheres Flor de Mandacaru, as interessegundaadas devem, primeiramente, ser filiadas ao SINDJUD-PE e entrar em contato com a Coordenação de Gênero, Raça e Etnia do sindicato, via e-mail [email protected], para mais informações.

Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.

Simone de Beauvoir

#PraCegoVer Arte gráfica destaca informação sobre o início das atividades do Coletivo de Mulheres Flor de Mandacaru, do SINDJUD-PE.