Fevereiro de Lutas! Confira o que já fizemos e vamos fazer esse mês!

por | fev 4, 2021 | Notícias

No dia 14 de fevereiro de 1990 era fundado o Sindicato dos Servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Nesse mês de aniversário de 31 anos o SINDJUD-PE organiza uma série de atividades e lutas. Nada melhor do que celebrar a história da entidade com o que ela nasceu pra fazer: defender, representar, mobilizar e organizar as reivindicações da categoria.

Ato em apoio ao SINTAJ-PB

No dia primeiro do mês estivemos em João Pessoa-PB, em frente ao Tribunal de Justiça daquele Estado, para o Ato “Arruma a mala aê!”, organizado pelo SINTAJ-PB, com intervenções políticas e queimas de fogo para comemorar a saída do Desembargador Márcio Murilo. Este que perseguiu duramente o SINTAJ, retirando a licença sindical dos diretores. Em relação de solidariedade militante e classista estiveram presentes os coordenadores do SINDJUD-PE, Alcides Campelo e Giuseppe Mascena, junto com delegação do Ceará e coordenadores da Fenajud, somando forças àquele ato.

Reunião com a presidência do TJPE sobre o auxílio-saúde

Já no dia 2 de fevereiro nos reunimos com a presidência do TJPE para tratar do auxílio-saúde. A reunião contou com a presença de representantes da Diretoria Geral, Secretaria de Gestão de Pessoas, Assessoria Especial e o próprio presidente do TJPE, Desembargador Fernando Cerqueira, e representando o SINDJUD-PE o Coordenador Geral, Alcides Campelo, e Coordenador de Administração, Giuseppe Mascena.

O presidente do TJPE informou que diante da decisão do CNJ pretende implementar o auxílio-saúde ainda esse ano para todos os que estavam previstos na resolução, ou seja, ainda esse ano incluir dependentes. Mesmo que esse não tenha sido o pedido da AMEPE no CNJ, nem mesmo das entidades representativas dos servidores. Todas as entidades estão unificadas na implantação para aposentados e ativos, compreendendo que diante dos limites financeiros dependentes ficariam para 2022. Com essa decisão o TJPE pode adiar o início para meados do segundo semestre (informações extraoficiais dizem que provavelmente só em outubro), quando poderia implantar para no máximo abril a aposentados e ativos. Trata-se de uma decisão política. Vamos pressionar para que isso ocorra o quanto antes.

Reunião com a SGP sobre remoção, permutas e nomeação

Em mais uma reunião nessa primeira semana de fevereiro, o SINDJUD-PE (Alcides e Giuseppe) e a SGP (Luis Eduardo e João Carlos) debateram sobre política de remoção, permutas e nomeação de servidores.

O Sindicato cobrou pelo texto da Política de Remoção, que já estava tramitando no órgão especial, e não teve mais nenhum debate sobre ele. Relembramos que na primeira reunião realizada com a atual coordenação da SGP foi entendimento comum da importância da remoção e permutas, elaborando sistema que facilite as trocas, bem como deixe registrado os interessados em remoção e permutas. Até o momento ainda não há avanço algum na elaboração de um sistema desse tipo, nem houve mais remoções.

A SGP informou que devido ao estudo da “agregação” de comarcas não poderia avançar com novos editais de remoção, além de que não ocorreriam muitas nomeações nesse primeiro momento, devido a contenção de despesas.

O SINDJUD-PE cobrou, ainda, a situação dos pedagogos, que não foram nomeados após o edital de remoção do apoio especializado. Mesmo com decisão do TJPE de transformação de cargos de Analistas em Analistas – Pedagogos, pelo que fomos informados não se avançou com isso. O Sindicato vai buscar se reunir com Coordenador da Infância, Des. Stênio Neiva, e demais coordeneadores/as de família, violência doméstica, para que se proceda com estudo de demanda de reforço das equipes de apoio especializado, com atenção especial as demandas por pedagogos.

Assembleia dia 5/02

Nessa sexta, dia 5 de fevereiro, a partir das 14h30 tem a primeira assembleia do ano, que será realizada no formato virtual, com a pauta de prestação de contas e outros assuntos.

Plenárias Regionais Virtuais

Entre os dias 9 a 11 de fevereiro o SINDJUD-PE organizará Plenárias Regionais Virtuais como “aquecimento” e preparação para a grande Assembleia Geral do dia 25 de fevereiro. O objetivo das plenárias é levantar propostas gerais de pautas de reivindicações, bem como registrar pautas locais. Serão 5 plenárias: a) Sertão; b) Agreste; c) Mata; d) Metropolitana; e) Capital. Em breve mais informações.

Contrato pesquisa 30 anos do SINDJUD-PE

No dia 11 de fevereiro vamos assinar contrato para início da pesquisa sobre os 30 anos do SINDJUD-PE, que resultará em livro e documentário sobre nossa história.

Conselho de Representantes da Fenajud

O primeiro Conselho de Representantes da Fenajud será realizado no dia 18 de fevereiro, e o SINDJUD-PE estará presente.

Assembleia Geral de Deflagração da Campanha Salarial 2021

No dia 25 de fevereiro todos os servidores estão convocados a comparecer a assembleia geral extraordinária de deflagração da campanha salarial. É hora de reagir com força e organização perante as inúmeras injustiças que sofremos todos os dias. Há muita pauta não atendida, acúmulo de perdas inflacionárias, e exigências sem condições de trabalho. Acreditamos que apesar da pandemia podemos fazer um grande movimento em 2021. Unidos somos fortes, e é das lutas que vêm as vitórias! Dia 25 não tem desculpa: todos na grande assembleia virtual.