Filiado a:

DIRIGENTES DO SINDJUD-PE PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE LUTAS POPULARES, EM CANUDOS/BA

por | mar 25, 2023 | Destaque Home, Formação Política, Notícias

Nos dias 16 e 18 de março as(os) coordenadoras(es) do SINDJUD-PE participaram do Curso de Formação da RENAF – Rede Nacional de Formação da Fenajud, que teve como tema “Lutas Populares e Opressão do Estado”. A atividade, que é uma parceria da Fenajud com o com o Fazendo Escola e o Sintaj-BA, se dará em três etapas, sendo esta a primeira. A proposta é levar as direções a uma verdadeira imersão nos lugares onde as lutas populares e sociais aconteceram no Brasil.

No primeiro momento da formação, no dia 16, ocorrida em Juazeiro/BA, houve uma contextualização histórico-política e o aprofundamento do tema por meio das palestras do fotojornalista do SINDJUD-PE, Roberto Arrais, do Doutor Paulo Pinheiro Machado (UFSC), do pesquisador do IHGRS, Carlos Perrone Jobim Júnior, da Doutora Márcia Janete Espig (UFPel) e do militante do Movimento Popular Histórico de Canudos, Enoque José de Oliveira.

Fotojornalista do SINDJUD-PE e estudioso de lutas populares, Roberto Arrais foi um dos ministradores do curso e evidencia a necessidade de se fazer um percurso histórico compromissado com a verdade dos fatos. “Houve um verdadeiro massacre promovido pelo Exército Brasileiro contra o povo trabalhador e camponês de Canudos. E o que foi isso? Luta de Classes!”, pontua.

Veja registros na galeria abaixo

:

Na segunda parte, no dia 18, os dirigentes que participaram do curso foram levados até o local onde aconteceu a Guerra de Canudos, no sertão baiano, para visualizar a região, perceber o clima e tentar imaginar como era a vida daquele agrupamento de trabalhadoras e trabalhadores rurais que resistiu por tanto tempo à diversas forças de repressão estatal.

Para o Coordenador Geral do SINDJUD-PE, Alcides Campelo, a formação trouxe elementos para fazer um paralelos crítico com a postura do judiciário. “A experiência de imersão, de conhecer o local da Guerra de Canudos, foi muito enriquecedora. E fazendo um paralelo com os debates propostos, pensando sobre o papel do judiciário, vale salientar que o judiciário nem sempre faz justiça. Muitas vezes ele está conivente com as regras da opressão e da sociedade opressiva”, afirmou.

A Coordenadora de Gênero, Raça e Etnia do SINDJUD-PE, Karyna Almeida, avaliou a formação como uma experiência enriquecidora para ampliar os conhecimentos. “Eles trouxeram muito conhecimento prático sobre a luta. Como se deu, quais foram as motivações, como se desenolou. E o ápice foi a nossa ida até Canudos, onde pudemos ver de perto onde a guerra aconteceu”, relatou.

A Coordenadora de Comunicação do SINDJUD-PE e dirigente da Fenajud, Ana Carolina Lôbo, também participou da formação ao lado do Coordenador de Administração, Giuseppe Mascena. Cerca de 14 sindicatos, de diferentes regiões do país, participaram da atividade.

Próximas etapas

O Curso da RENAF acontecerá em três etapas. A expectativa é de que as duas etapas seguintes ocorram em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul – ainda sem data definida.

SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!

Compartilhe:

Arquivo

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias no seu e-mail.

Você se inscreveu com sucesso!

Pular para o conteúdo