A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, reuniu trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e do exterior nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2024 no Seminário Internacional de Saúde e Trabalho realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é fruto de uma colaboração entre o Fazendo Escola – Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo, a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) e o Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO/UFSC).
Giuseppe Mascena, Coordenador Geral do SINDJUD-PE, conduziu a apresentação da programação nos três dias de atividades por meio de intervenções poéticas relacionadas com os temas do Seminário, que buscou aproximar o conhecimento sindical, a pesquisa acadêmica e a experiência histórica da saúde coletiva a fim de estimular um debate profundo sobre a saúde e o adoecimento dos trabalhadores e trabalhadoras na atualidade.
Ana Carolina Lôbo, Coordenadora de Comunicação do SINDJUD e de Gênero, Etnia e Geracional da Fenajud, mediou uma oficina com o tema “Tempo de trabalho e tempo de vida: como o sindicalismo pode atuar nas disputas em torno da jornada?”. Os grupos de trabalho da oficina debateram sobre a maneira como as pessoas organizam o tempo diante das relações de trabalho, como esse tempo é distribuído de forma desordenada e quais são as possiveis soluções para essa questão a partir da ação coletiva e organizada no movimento sindical. O advogado Cássio Cardoso da Silva (OAB/RS) participou da condução da atividade, que também discutiu as ações sindicais e de negociação coletiva na definição das regras que determinam as condições de uso do tempo de vida e trabalho de empregados públicos e privados.
O debate proposto na atmosfera central do seminário teve como fio condutor uma noção interdisciplinar e ampliada de saúde, convidando os participantes à reflexão sobre os diversos fatores sociais que impactam sua autonomia, apontando para como os processos políticos e econômicos afetam a qualidade de vida como um todo.
Alcides Campelo, Coordenador de Finanças da entidade, integrou o painel mediado pela Coordenadora de Formação Sindical, Política e Profissional, Jordanna Monteiro, intitulado “E fora do story? Tecnologia, intensificação do trabalho e tecnostress”. Deivison Faustino (Unifesp) e Carla Antloga (Unb) também estiveram na formação da mesa.
O SINDJUD-PE é filiado ao Fazendo Escola e a participação no Seminário consolida a atuação da entidade em busca de soluções, respostas e da ampliação de uma discussão essencial sobre as condições de trabalho com o objetivo de instrumentalizar a ação do Sindicato junto aos servidores e servidoras que compõem a base do judiciário pernambucano, sobretudo diante da relação entre saúde e trabalho e os seus impactos na classe trabalhadora.
SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!