Filiado a:

DEZEMBRO VERMELHO: FILMES E DOCUMENTÁRIOS NO ENFRENTAMENTO AO ESTIGMA DO HIV, AIDS E ISTs

por | dez 26, 2025 | Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!

Falar sobre HIV, AIDS e ISTs é falar de informação, cuidado e responsabilidade coletiva. O estigma e o preconceito ainda afastam pessoas do diagnóstico, do tratamento e do direito de viver com dignidade.

Abaixo, indicamos filmes e documentários que ajudam a compreender a história da luta contra o HIV, os impactos do preconceito e a importância da informação como ferramenta de enfrentamento.

CARTA PARA ALÉM DOS MUROS (Brasil)

Um documentário essencial sobre a história do HIV no Brasil. O filme revela como o preconceito, o silêncio e a desinformação atravessaram gerações, ao mesmo tempo em que destaca a luta por políticas públicas, acesso ao tratamento e dignidade.

Onde assistir: Netflix

THE LAZARUS EFFECT (EUA / África)

Mostra como o acesso ao tratamento antirretroviral transforma vidas. O documentário rompe com narrativas de medo e morte, revelando que viver com HIV é possível quando há cuidado, informação e políticas de saúde.

Onde assistir: HBO Max
(Aluguel digital em Apple TV e Prime Video)

UNITED IN ANGER A HISTORY OF ACT UP (EUA)

A história do movimento ACT UP, que enfrentou o estigma, a homofobia e a negligência do Estado durante a crise da AIDS. Um registro potente da organização coletiva como ferramenta de sobrevivência e transformação social.

Onde assistir: YouTube (canal oficial)
e aluguel digital

Informação salva vidas, empatia transforma realidades.

Dezembro Vermelho é sobre prevenção, tratamento e respeito.

SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!

Compartilhe:

Arquivo