Curso Formação do Estado Brasileiro Contemporâneo (1988-2010)

por | jun 28, 2021 | Destaque Home, Formação Política, Notícias

O SINDJUD-PE convida todos os servidores a participarem do primeiro curso de formação deste ano promovido pela entidade que terá como tema: Formação do Estado Brasileiro Contemporâneo (1988-2010), a ser ministrado pelo professor Anderson Tavares, Educador popular e Mestre e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O curso será realizado em duas aulas, nos dias 10 e 17 de julho, das 14h às 18h, com carga horária de 8 horas e entrega de certificado, sendo transmitido pelo youtube no canal do SINDJUD-PE.

O objetivo é apresentar os condicionantes históricos do processo de formação e transformação do Estado brasileiro a partir da consolidação do capitalismo no país, compreender as características do Estado brasileiro contemporâneo no processo de transição política entre a ditadura empresarial-militar e o regime democrático que teve como desfecho a promulgação da Constituição de 1988, e destacar o processo de contrarreforma política com uma ampla agenda de reformas neoliberais a partir dos anos 1990 com uma tênue mudança nesse cenário nos anos 2000, mas que desencadeou na atual crise política iniciada em 2015.

Link do formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeFaLsuWWzhQI3ID8AL-pgBj1iU42qZ7KVWoxiMCu36q0KQzQ/viewform?usp=sf_link

A formação política e sindical é um dos pilares para o fortalecimento da categoria e o SINDJUD-PE se empenha de maneira comprometida para o alcance desta finalidade.