Filiado a:

Conheça 5 filmes sobre a história e luta dos povos indígenas brasileiros

por | abr 18, 2023 | Destaque Home, Notícias

Abril é o mês dos Povos Indígenas brasileiros, e esta é uma oportunidade importante de lembrarmos da diversidade cultural e da história dos nossos ancestrais originários. Por isso, preparamos uma seleção especial com a indicação de cinco de filmes que mostram a diversidade e os desafios dessa parcela da população em território nacional.

Assistir a esses filmes é uma forma de se conectar com essa parte da nossa história e também de entender mais sobre as lutas enfrentadas pelos povos indígenas até hoje. Confira abaixo!

1 – Ex-Pajé

Documentário brasileiro narra a história de um líder indígena que, após décadas servindo como pajé de seu território, decide abandonar suas crenças e se converter ao cristianismo. Dirigido por Luiz Bolognesi, o filme aborda questões complexas, como a relação entre tradição e modernidade, o impacto da colonização e o conflito entre diferentes cosmovisões. Disponível na Netflix.

2 – As Hiper Mulheres

O filme retrata a vida das mulheres do território Kuikuro, localizada no Alto Xingu, Mato Grosso. Na comunidade, elas têm um papel central na organização social e na realização de rituais e festivais. O documentário dirigido por Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette acompanha o cotidiano dessas mulheres ao mostrar a realidade e a cultura de um povo indígena brasileiro, dando visibilidade às mulheres da tribo Kuikuro. Disponível no Prime Video.

3 – Corumbiara

Dirigido por Vincent Carelli, o documentário retrata a luta dos indígenas da região> de Corumbiara, em Rondônia, pela demarcação de suas terras. Com depoimentos emocionantes e imagens marcantes, o8 filme revela a violência e a injustiça que os povos indígenas enfrentam para manter sua cultura e modo de vida. Disponível no YouTube.

4 – A Última Floresta

Dirigido por Luiz Bolognesi, o filme acompanha a rotina dos Yanomami, povo indígena que vive isolado na floresta amazônica. A obra retrata a relação dos indígenas com a natureza e o enfrentamento do povo Yanomami contra a invasão de suas terras. Disponível na Netflix.

5 – Raoni

O filme acompanha a vida e a luta do líder indígena Raoni Metuktire, do povo Kayapó, na região do Alto Xingu. Dirigida por Jean-Pierre Dutilleux e Luiz Carlos Saldanha, a obra retrata a relação dos indígenas com a natureza e a luta de Raoni pela demarcação das terras de seu povo. Disponível no YouTube.

SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!

Compartilhe:

Arquivo

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias no seu e-mail.

Você se inscreveu com sucesso!

Pular para o conteúdo