Como parte da campanha de valorização dos servidores do judiciário pernambucano, o SINDJUD-PE apresenta mais um vídeo da série “Sem os servidores do judiciário não há justiça!”. Neste segundo episódio, ainda no mês das crianças, destacamos a atuação das equipes psicossociais que trabalham na área de família, com demandas relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes.
A assistente social Ítala Rodrigues e a psicóloga Maria do Carmo Guedes compartilham suas experiências e desafios diários no Centro de Apoio Psicossocial (CAP) do Recife. O CAP é responsável por realizar escutas e acolhimentos de crianças e adolescentes envolvidos em processos judiciais de guarda, visitação e convivência assistida.
Atualmente, o CAP atende 14 varas de família da capital pernambucana, sendo um centro que lida com uma demanda processual extremamente alta, o que resulta em sobrecarga de trabalho para as 22 assistentes sociais e psicólogas lotados na unidade. Essas profissionais se dedicam tanto a atendimentos internos quanto a visitas externas para a elaboração de laudos técnicos que são essenciais para as decisões judiciais da magistratura em favor da infância e adolescência na garantia de seu direito à convivência familiar e comunitária.
Veja o vídeo completo!
Além disso, a equipe realiza articulações institucionais com escolas, serviços de saúde e outros espaços frequentados pelas crianças e adolescentes, reforçando o cuidado integral àqueles que passam pelo sistema de justiça. A autonomia técnica no desenvolvimento deste trabalho é indispensável para garantir que as decisões sejam adequadamente fundamentadas e sempre em prol do bem-estar das crianças e adolescentes atendidos.
A sobrecarga de trabalho nas equipes do CAP evidencia a necessidade urgente de valorização e melhores condições no cotidiano desses profissionais, cujo trabalho é crucial para a defesa dos direitos dos mais vulneráveis.
Acompanhe os desdobramentos e ações da campanha de valorização e faça parte dessa luta pelo reconhecimento e dignidade dos servidores do judiciário estadual!
SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!