A LUTA É JUSTA! SINDJUD-PE contrata historiador para resgatar os 30 Anos de luta do Sindicato

por | mar 4, 2021 | Destaque Home, Notícias

Em reunião realizada no dia 12 de fevereiro, na sede do Sindicato, foi firmado contrato com o historiador Antônio Henrique para realização de pesquisa e produção do livro/documento sobre os 30 Anos da história do SINDJUD-PE. Estiveram presentes pela direção o Coordenador Geral, Alcides Campelo, e o Coordenador de Administração, Giuseppe Mascena.

Segundo o Coordenador Geral Alcides Campelo, “resgatar a história do sindicato é importante para que os servidores conheçam a trajetória das lutas e conquistas, buscando entender que os direitos e condições de trabalho hoje existentes são frutos dessa caminhada dura e persistente das direções e da categoria mobilizada, que os garantiram”.

O Coordenador de Administração, Giuseppe Mascena disse que “esse trabalho visa ressaltar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do judiciário pernambucano através do trabalho empreendido pelo SINDJUD-PE”.

Resgatar a história do sindicato é torná-lo ainda mais vivo e presente no cotidiano dos servidores e servidoras. É mostrar a importância que o sindicato tem nas conquistas e melhorias das condições de vida e trabalho. É fortalecer ainda mais esse instrumento de representação da categoria.

Esse trabalho estava sendo programado para ser iniciado ainda no ano passado, quando o SINDJUD-PE fez 30 anos. Porém, com a pandemia do COVID-19, as atividades passaram a serem remotas, novas demandas foram assumidas pelo sindicato, enfrentando os desafios de defender os interesses das servidoras/servidores com relação ao trabalho remoto, segurança e saúde, garantia de direitos e ainda o processo de realização das assembleias de reformulação do estatuto e as eleições para o novo mandato.

Mas nada disso nos fez esquecer a importância que a história tem na construção do amanhã, o passado nos orgulha e nos faz refletir sobre o presente.

Segundo o historiador Eric Hobsbawm “o compromisso do historiador é com a evidência”. E baseado nesse conceito é que o historiador Antônio Henrique falou sobre o processo que irá realizar para o desenvolvimento da pesquisa e consolidação do livro/documento da história do sindicato. Ele destacou o seguinte: “Vou realizar pesquisa nos documentos do sindicato, nas atas, ofícios, panfletos, jornais, documentos públicos, além da realização de entrevistas e levantamento historiográfico”.

Com esse empreendimento o SINDJUD-PE amplia ainda mais o seu trabalho junto aos servidores/servidoras, mostrando que a luta vale a pena, que as conquistas dependem da participação ativa da categoria e que é preciso que estejamos cada vez mais unidos para conquistarmos uma vida com mais significados e melhores condições de saúde e trabalho.
O trabalho a ser realizado terá o seguinte título: “A Luta é Justa!”