Documento reforça compromisso com a democracia sindical, transparência e pluralidade de ideias
Com o objetivo de fortalecer a democracia institucional, esclarecer pontos omissos e aperfeiçoar os processos eleitorais, a Direção do SINDJUD-PE apresentou, durante a Plenária Final do III CONSEJUD-PE, realizada no dia 18 de outubro de 2025, uma proposta de texto para aprovação em Plenária/Assembleia Geral Extraordinária, contendo as Regras Complementares às Eleições da Direção e do Conselho Fiscal da entidade.
A iniciativa busca garantir o aperfeiçoamento dos trabalhos prévios e das etapas do processo eleitoral, promovendo a boa convivência entre possíveis concorrentes no pleito e assegurando divergências democráticas e pluralidade de ideias.
A proposta tem como base parte das experiências das duas últimas eleições realizadas sob o novo estatuto — a primeira, em 2020, com chapa única e votação eletrônica durante a pandemia, e a segunda, em 2023, com disputa entre duas chapas e formato presencial.
As regras foram apreciadas por delegados(as) servidores(as) filiados(as) em dia com suas obrigações sindicais, reunidos/as em plenária/assembleia no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev-PE, em Guabiraba, Recife.
A categoria debateu amplamente o documento e o aprovou com pequenas modificações, demonstrando que deseja um processo eleitoral com transparência, respeito às diferenças e o fortalecimento da democracia sindical.
Veja também a moção aprovada no III CONSEJUD-PE em apoio e solidariedade às famílias palestinas neste link.
O conteúdo completo das regras complementares, aprovadas na Plenária Final/Assembleia Geral Extraordinária do dia 18 de outubro de 2025, pode ser consultado aqui.
SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!















