A campanha do SINDJUD-PE “Sem os servidores do judiciário não há Justiça!” chega com mais um episódio, desta vez destacando a atuação e importância dos conciliadores no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Esses profissionais são agentes fundamentais na mediação de conflitos, garantindo à população soluções rápidas e acessíveis para questões diversas, que vão desde relações de consumo até disputas familiares.
Erika Amorim, servidora e chefe da Central de Audiências do TJPE, coordena uma equipe de 23 conciliadores que desempenham um trabalho estratégico. Graças à conciliação, processos que poderiam levar anos para serem julgados são resolvidos em questão de meses. Esse resultado depende de habilidades técnicas e emocionais que asseguram um ambiente de diálogo e entendimento entre as partes.
Além da celeridade, a gestão das emoções é um ponto-chave na função de conciliador. Para que essas atividades sejam desempenhadas com excelência, é indispensável que exista uma política de valorização e reconhecimento da categoria no TJPE que vá além de metas e números, priorizando condições de trabalho e saúde adequadas.
Natália Sá, servidora e conciliadora nos Juizados Especiais do Recife, detalha como a conciliação é um instrumento de acesso à justiça. As audiências, realizadas nos Juizados da Capital de forma presencial, virtual ou híbrida, abrangem áreas cível e das relações de consumo. No TJPE, a função gratificada de conciliador é desempenhada por técnicos e analistas designados para a atividade.
Os processos conciliatórios envolvem desde questões com empresas aéreas e planos de saúde até pautas familiares, como divórcios e pensões alimentícias. Nos mutirões de conciliação realizados de forma periódica, a população recebe suporte especializado e técnico, beneficiando-se de uma justiça mais próxima e eficiente.
Os conciliadores são exemplos vivos de como o trabalho dos servidores públicos transforma a justiça em uma ferramenta ágil e inclusiva, garantindo direitos e promovendo o bem-estar social das partes que buscam o apoio do sistema de justiça.
Um trabalho com esse impacto na vida de tantas pessoas merece respeito, valorização e reconhecimento.
Confira em breve os próximos episódios da campanha de valorização em benefício da categoria. Acompanhe a atuação do SINDJUD-PE em defesa do serviço público de qualidade e pela garantia de direitos no TJPE.
SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!