SINDJUD-PE E CATEGORIA REFORÇAM MOBILIZAÇÃO POR VALORIZAÇÃO EM PASSEATA NO RECIFE

por | ago 29, 2024 | Campanha Salarial, Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!

O SINDJUD-PE realizou uma passeata pela valorização dos servidores e servidoras do Judiciário pernambucano, reunindo dezenas de trabalhadores(as) e apoiadores em um ato pacífico que tomou as ruas do Centro do Recife na tarde da segunda-feira, 26 de agosto de 2024. A concentração começou às 14h, ao lado do Fórum Thomaz de Aquino, na Praça Dezessete. A caminhada seguiu até a sede do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Palácio da Justiça.

A mobilização teve como principal pauta a inclusão dos pleitos dos servidores no orçamento do Tribunal para o ano de 2025, com destaque para a equiparação do auxílio-alimentação, uma antiga reivindicação da categoria que busca corrigir a disparidade em relação aos magistrados, que recebem valores significativamente superiores.

Confira imagens da mobilização

Durante o ato, o coordenador geral do SINDJUD-PE, Giuseppe Mascena, destacou a importância de manter a pressão sobre o TJPE para que essa e outras demandas sejam atendidas, reafirmando o compromisso do sindicato com a luta por condições mais justas e dignas para os servidores. “Estamos aqui para mostrar que, sem os servidores, o Judiciário simplesmente não funciona. A equiparação do auxílio-alimentação é uma questão de justiça”, afirmou o dirigente. A passeata também contou com a participação e intervenção política dos demais dirigentes do sindicato.

Além da questão do auxílio-alimentação, a passeata também abordou outras pautas cruciais, como a criação do auxílio creche, auxílio médico-social para aposentados, reajuste no auxílio-saúde, equiparação dos técnicos aos analistas, a necessidade de melhores condições de trabalho e o combate ao assédio moral, entre outras igualmente importantes. Os participantes levaram faixas, cartazes e entoaram palavras de ordem, demonstrando união e força em prol das melhorias necessárias para toda a categoria.

O SINDJUD-PE defende que o Tribunal utilize os recursos disponíveis no Ferm (Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização) para efetivar uma política de valorização que enxergue a categoria para além das metas e números, mas como trabalhadores que fazem a engrenagem da justiça funcionar no estado. Esse também foi um momento decisivo para mostrar ao TJPE que os servidores querem ser vistos e contemplados no orçamento de 2025 da instituição, incluindo a concretização dos pleitos aprovados pela base em assembleia geral no início deste ano.

A passeata contou com a participação de caravanas da Região Metropolitana e do Interior de Pernambuco, bem como de diversos sindicatos parceiros de outros estados, como Alexandre Santos, coordenador geral da Fenajud; Aluciano Martins, coordenador Nordeste da Fenajud e diretor de Organização e Formação Político-Sindical do Serjal-AL; José Ivonaldo Batista, diretor financeiro do Sintaj-PB e coordenador de Saúde da Fenajud; Vladinei Gonzaga e Walmir Feliciano, Sintaj PB; A presença desses aliados reforça a legitimidade das reivindicações dos servidores e amplia o alcance da mobilização.

A entidade reforça ainda que a luta pela valorização dos servidores do Judiciário de Pernambuco continua. Novas ações e estratégias de ação serão definidas para garantir que as demandas da categoria sejam atendidas e que a pauta de reivindicações da campanha salarial de 2024 seja debatida com índices e possibilidades concretas de avanços.

Gestão Unir e Conquistar!