A recente campanha do SINDJUD-PE, que trata da importância da valorização e reconhecimento dos(as) trabalhadores(as) da justiça estadual, traz o tema “Sem os servidores do judiciário não há Justiça!”. Entre eixos de atuação específicos e gerais, a iniciativa destaca a contribuição dos servidores do judiciário pernambucano na defesa dos direitos das mulheres.
Em um contexto em que a violência contra a mulher ainda é uma realidade alarmante e persistente em Pernambuco e outros estados do Brasil, essa atuação constante é necessária e urgente para assegurar a aplicação da Lei Maria da Penha (nº 11.340) e outras legislações correlatas em defesa das mulheres.
Os servidores e servidoras do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) desempenham uma tarefa imprescindível ao oferecerem apoio e orientação desde a denúncia até a execução das medidas protetivas, garantindo que os processos judiciais sejam conduzidos com o empenho e a diligência que esses casos exigem. Essa assistência assegura que as vítimas recebam a proteção necessária contra os agressores, reforçando sua⁵ segurança e dignidade.
Essa rede estadual de trabalhadores (as) do judiciário também desempenha um papel educativo na prestação dos serviços à população, com o objetivo de informar sobre os direitos das mulheres e os recursos disponíveis para sua proteção. Em colaboração com delegacias especializadas, serviços de assistência social e organizações não governamentais, é estabelecida uma rede de apoio robusta e eficaz no enfrentamento da violência doméstica e outros tipos de violências sofridas pelas mulheres.
Quem desempenha um papel com essa importância social não pode se ver entre tantas injustiças e desvalorização no TJPE!
Participe das mobilizações da nossa campanha! Unidos(as), podemos fortalecer o reconhecimento desse trabalho e contribuir para uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.
SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!