Abril é o mês dos Povos Indígenas brasileiros, e esta é uma oportunidade importante de lembrarmos da diversidade cultural e da história dos nossos ancestrais originários. Por isso, preparamos uma seleção especial com a indicação de cinco de filmes que mostram a diversidade e os desafios dessa parcela da população em território nacional.
Assistir a esses filmes é uma forma de se conectar com essa parte da nossa história e também de entender mais sobre as lutas enfrentadas pelos povos indígenas até hoje. Confira abaixo!
1 – Ex-Pajé
Documentário brasileiro narra a história de um líder indígena que, após décadas servindo como pajé de seu território, decide abandonar suas crenças e se converter ao cristianismo. Dirigido por Luiz Bolognesi, o filme aborda questões complexas, como a relação entre tradição e modernidade, o impacto da colonização e o conflito entre diferentes cosmovisões. Disponível na Netflix.
2 – As Hiper Mulheres
O filme retrata a vida das mulheres do território Kuikuro, localizada no Alto Xingu, Mato Grosso. Na comunidade, elas têm um papel central na organização social e na realização de rituais e festivais. O documentário dirigido por Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette acompanha o cotidiano dessas mulheres ao mostrar a realidade e a cultura de um povo indígena brasileiro, dando visibilidade às mulheres da tribo Kuikuro. Disponível no Prime Video.
3 – Corumbiara
Dirigido por Vincent Carelli, o documentário retrata a luta dos indígenas da região> de Corumbiara, em Rondônia, pela demarcação de suas terras. Com depoimentos emocionantes e imagens marcantes, o8 filme revela a violência e a injustiça que os povos indígenas enfrentam para manter sua cultura e modo de vida. Disponível no YouTube.
4 – A Última Floresta
Dirigido por Luiz Bolognesi, o filme acompanha a rotina dos Yanomami, povo indígena que vive isolado na floresta amazônica. A obra retrata a relação dos indígenas com a natureza e o enfrentamento do povo Yanomami contra a invasão de suas terras. Disponível na Netflix.
5 – Raoni
O filme acompanha a vida e a luta do líder indígena Raoni Metuktire, do povo Kayapó, na região do Alto Xingu. Dirigida por Jean-Pierre Dutilleux e Luiz Carlos Saldanha, a obra retrata a relação dos indígenas com a natureza e a luta de Raoni pela demarcação das terras de seu povo. Disponível no YouTube.
SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!