O costume adotado por muitos(as) de chamar Pernambuco de país vai além da megalomania e paixão do(a) pernambucano(a) pela terra dos altos coqueiros. Essa tradição tem tudo a ver com a história e está diretamente ligada com o feriado da Data Magna de Pernambuco, que celebramos neste dia 6 de março.
Sinônimo de força e resistência desde a sua origem, Pernambuco foi palco de acontecimentos históricos importantes na construção da república democrática e independente como a que temos estabelecida atualmente no país.
Em março de 1817 um movimento separatista deflagrado na Revolução Pernambucana foi capaz de tornar o estado de Pernambuco uma república independente do restante do Brasil colonial por um período de 75 dias.
Também conhecida como Revolução dos Padres, que considera a numerosa presença de representantes da Igreja Católica naquele momento, representa para os historiadores e outros estudiosos o primeiro movimento pela independência do Brasil no século XIX.
Em 2017 o dia 6 de março foi instituído por lei na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) como feriado estadual em homenagem à Revolução, que é símbolo da resistência genuína do povo pernambucano, e desde então a chamada Data Magna relembra o fato e os seus desdobramentos.
SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!