NOTA POLÍTICA SOBRE OS ATOS GOLPISTAS NO DISTRITO FEDERAL

por | jan 8, 2023 | Destaque Home, Notícias

A Coordenação do Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Pernambuco – SINDJUD-PE vem a público manifestar sua indignação e total repúdio com as ações de caráter golpista ocorridas no dia de hoje, 08 de janeiro de 2023, no Distrito Federal, capital de nosso país. Não podemos nos furtar de chamar as coisas pelos seus nomes!
MANIFESTANTES EXTREMISTAS seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro não aceitam o resultado das urnas e vêm questionando desde o dia 30 de outubro de 2022, quando ocorreu o segundo turno e Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido pela maioria do povo brasileiro para ser o Presidente da República.

É preciso lembrar que no dia 12 de dezembro já tinha ocorrido um “balão de ensaio” com tentativa de invasão da sede da Polícia Federal, no Distrito Federal, além de atearem fogos em carros e ônibus. Houve leniência de Ibaneis Rocha (assumidamente bolsonarista), Governador do DF, naquele momento e no dia de hoje. Os/as CRIMINOSOS/AS GOLPISTAS seguiram até a área dos três poderes sendo escoltados pelas forças policiais e encontraram alguns poucos bloqueios com força incompatível com o tamanho da quantidade dos/das TERRORISTAS. Com facilidade esses/as CRIMINOSOS/AS depredaram os prédios do STF, do Palácio do Planalto e da Câmara dos Deputados.

Inclusive, há imagens de policiais observando tudo com tranquilidade. Nós que somos sindicalistas sabemos bem como as forças policiais costumam receber as legítimas manifestações da classe trabalhadora em defesa de direitos: com força bruta.

Não podemos deixar de mencionar o papel do ex-presidente Jair Bolsonaro e o Partido Liberal (PL) com essas AÇÕES TERRORISTAS e toda a MOVIMENTAÇÃO GOLPISTA, desde o resultado das eleições. Afinal, questionaram, sem provas alguma, o resultado das eleições estimulando o golpismo. O ex-presidente, desde que venceu as eleições em 2018, tensionou as relações entre os poderes. E não desestimulou, em momento algum, os acampamentos de seus seguidores em frente aos quartéis pedindo “intervenção federal”, que nada mais é de que camuflar o pedido de intervenção militar, que é um crime.

Em síntese, o que vimos hoje foram ações criminosas com viés de extrema-direita, de defensores/as do ex-presidente Jair Bolsonaro, buscando implementar o terrorismo político e dar um golpe contra a democracia.

Diante disso, o SINDJUD-PE defende que haja investigação e punição a todos/as envolvidos/as em participação direta ou indireta desse atentado golpista. Temos a clareza que só a luta organizada nas ruas poderá derrotar o fascismo e o golpismo. Assim, nos somaremos as articulações políticas que os movimentos sindical e social organizarem em defesa da democracia.

Vários e várias militantes sindicalistas foram perseguidos e assassinados/as por defenderem a democracia. Se hoje podemos nos manifestar e ter Sindicato no serviço público, é devido a toda essa luta, desde as Diretas já até a Constituição Federal de 1988, que assegurou nossa representatividade sindical. Somos filhos e filhas da democracia e não deixaremos que golpistas avancem, e não avançarão!

#PraCegoVer Arte gráfica em fundo claro com foto de vidro quebrado à frente da bandeira do brasil com o seguinte texto na cor azul: nota política sobre atos golpistas no distrito federal. A imagem conta com a logomarca do SINDJUD-PE e uma intervenção gráfica no canto superior esquerdo em formato de seta.