Filiado a:

5 FILMES PARA ASSISTIR, REFLETIR E FORTALECER A LUTA CONTRA A LGBTFOBIA

por | maio 17, 2025 | Destaque Home, Notícias, Se Liga Servidor!

No dia 17 de maio, lembramos a importância de combater todas as formas de preconceito e violência contra pessoas LGBTQIAPN+. A luta por respeito, visibilidade e direitos é diária — e a arte pode ser uma grande aliada nesse caminho.
Selecionamos 5 filmes que tocam em temas como afeto, identidade, violência e resistência. Histórias diversas, potentes e sensíveis, que nos convidam a olhar com empatia e escuta.

Que esse seja um dia de visibilidade, memória e ação. Por um mundo onde todos os corpos e amores possam existir em paz. LUTAR CONTRA A LGBTFOBIA É DEVER DE TODA A SOCIEDADE. 

Confira abaixo as sugestões:

Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)

Uma história intensa de amor entre duas mulheres no século XVIII. A direção sensível e o silêncio cheio de significados dizem muito sobre o desejo reprimido e a censura à existência lésbica.

Reflexão: O amor entre mulheres não é invisível — foi apagado. E continua sendo um ato de resistência existir e amar em liberdade.

Disponível em: MUBI, Prime Video e Telecine

Flee (2021)
Documentário animado sobre um refugiado gay do Afeganistão, que revive memórias de fuga, perda e coragem.

Reflexão: A LGBTfobia não conhece fronteiras — mas a liberdade também não. Migrar e existir com dignidade é um direito.

Disponível em: Prime Video e Apple TV (aluguel)

Meu Nome é Bagdá (2020)

No coração de São Paulo, uma adolescente skatista e suas amigas desafiam padrões de gênero, corpo e sexualidade.

Reflexão: Viver fora da norma é revolucionário. Bagdá nos mostra que juventude e identidade são inseparáveis da luta por pertencimento.

Disponível em: Telecine

Girl (2018)

A trajetória de uma jovem garota trans que sonha em ser bailarina clássica. O filme acompanha suas dores, sonhos e conquistas com delicadeza.

Reflexão: Ser quem se é, em um mundo que impõe tantas violências, é um gesto de bravura cotidiana.

Disponível em: Netflix

Todos Nós Desconhecidos (2023)
Um roteirista solitário revive traumas do passado enquanto se envolve em uma relação com outro homem. Uma trama melancólica, íntima e corajosa.

Reflexão: A LGBTfobia também nos atravessa em silêncio. Amar e se permitir sentir é, muitas vezes, um ato de cura.

Disponível em: Disney+

Resistir é existir com verdade. E existir, com orgulho, é revolucionário. Que cada filme inspire coragem, orgulho e presença. Seguimos transformando arte em voz, e visibilidade em luta.

SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!

Compartilhe:

Arquivo

Ir para o conteúdo