Filiado a:

3 DOCUMENTÁRIOS SOBRE A LUTA CONTRA AÇÕES ANTISSINDICAIS

por | dez 7, 2025 | Destaque Home, Informativo SINDJUD-PE, Notícias, Se Liga Servidor!

A resistência sindical sempre encontrou caminhos, mesmo diante das estratégias de repressão, vigilância e pressão corporativa. Para entender essa história de luta e reafirmar a importância da organização coletiva, selecionamos três documentários essenciais:

Native Land (1942) expõe a história da repressão e da vigilância usadas para desarticular sindicatos e intimidar trabalhadores. American Dream (1990) revela as tensões internas e externas que atravessam a luta sindical, mostrando como pressões corporativas e políticas tentam fragmentar a organização coletiva. Já Union (2024) apresenta a resistência contemporânea contra gigantes corporativos, acompanhando trabalhadores que enfrentam campanhas agressivas para impedir a sindicalização.

NATIVE LAND (1942)

Um docudrama clássico que denuncia as operações de vigilância, infiltração e violência usadas contra sindicatos nos EUA.

Mostra o início das práticas de espionagem e intimidação corporativa — muitas delas ainda utilizadas, com outras roupagens, até hoje.

Onde assistir: Disponível em Mubi.

AMERICAN DREAM (1990)

Registra a greve dos trabalhadores da Hormel Foods, expostos a campanhas internas e externas para enfraquecer o movimento.

O filme revela como corporações e até segmentos do próprio sindicalismo podem sofrer pressão e divisão diante do antissindicalismo.

Onde assistir: disponível para aluguel ou compra nas plataformas digitais internacionais como Amazon Prime Video.

UNION (2024)

Acompanha a tentativa histórica de trabalhadores da Amazon de formar o Amazon Labor Union (ALU).

Mostra a pressão da empresa, as táticas antissindicais e a força da resistência organizada.

Um retrato atualíssimo da luta coletiva em um dos maiores conglomerados do mundo.

Onde assistir: disponível para aluguel ou compra nas plataformas digitais internacionais como Amazon Prime Video.

Três olhares de épocas distintas que, juntos, mostram que a defesa dos direitos segue sendo um ato contínuo de resistência. Três obras que lembram que nenhum direito caiu do céu. A organização é o que move, sustenta e protege a categoria.

Salve para assistir depois e compartilhar com quem precisa entender essa luta.

SINDJUD-PE
Gestão Unie e Conquistar!

Compartilhe:

Arquivo