Todos os dias misturamos a vida com a educação!
“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar.”
— Brandão (1985)
Hoje, o SINDJUD-PE celebra e reconhece a atuação essencial das pedagogas e dos pedagogos no sistema de Justiça e em toda a sociedade. Profissionais que, com sensibilidade, escuta e conhecimento, constroem caminhos de humanização, acolhimento e acesso à cidadania.
No Tribunal de Justiça de Pernambuco, esses profissionais integram as Equipes Interprofissionais, lidando diariamente com casos de alta complexidade, contribuindo com mediações, escutas qualificadas e avaliações fundamentais para o cuidado com crianças, adolescentes e famílias.
São atuações que vão desde o acompanhamento em medidas socioeducativas até o depoimento especial de crianças e adolescentes, passando pelos cursos para pretendentes à adoção e ações em situações de violência doméstica. Um trabalho que humaniza a Justiça e dá sentido à política de garantia de direitos.
Neste Dia da Pedagoga e do Pedagogo, o SINDJUD-PE homenageia quem transforma o cotidiano do Judiciário pernambucano com escuta sensível, formação humana e compromisso com os direitos.
Apesar da importância, o número de pedagogas/os no TJPE ainda é significativamente menor que o de outras categorias interprofissionais, como assistentes sociais e psicólogas/os. Por isso, o SINDJUD-PE segue cobrando a nomeação de profissionais aprovadas/os em concurso, para corrigir essa defasagem e fortalecer as equipes de forma efetiva.
Que neste 20 de maio a gente reafirme o valor do trabalho pedagógico e a urgência da sua valorização profissional, com melhores condições de trabalho, respeito às especificidades da função e reconhecimento institucional.
O SINDJUD-PE segue ao lado das/os pedagogas/os — na luta por direitos, dignidade e justiça social!
SINDJUD-PE
Gestão Unir e Conquistar!