Filiado a:

15 de maio – dia da/o assistente social

por | maio 15, 2021 | Destaque Home, Notícias

Parabéns a todas e todos assistentes sociais, em especial aquelas e aqueles do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

São profissionais que atuam no judiciário desde o final da década de 30 e início da década de 40 do século passado.

A origem do serviço social em Pernambuco se confunde com a criação do Juizado de Menores em Recife, em 1934, que tinha o juiz Rodolfo Aureliano à frente. A sede, na Rua João Fernandes Vieira, N. 405, Boa Vista, Recife-PE, atualmente é o Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA)e abrigava o Serviço de Assistência e Proteção de Menores e outros serviços voltados ao “menor”. O primeiro curso de serviço social em Pernambuco se deu justamente na sede desse Juizado em 1938, sendo o terceiro curso do Brasil após a formação das escolas de São Paulo e Rio de Janeiro.

A relação do serviço de assessoramento de assistentes sociais à Justiça é antigo, remonta à formação da justiça especializada da infância e juventude, atualmente na perspectiva da proteção integral e, na época, no que hoje é denominado de “situação irregular”, e se confunde com a a origem da própria profissão no país. Atualmente a profissão está inserida em vários setores do TJPE, fruto do reconhecimento da capacitação e potencialidades desses profissionais.

O SINDJUD-PE que valoriza, representa e defende as reivindicações desse segmento profissional, se orgulha de ter uma assistente social, a colega Cristina Isabel, como a primeira e única presidente mulher de nossa entidade, a qual recebe nossa homenagem no nome da Biblioteca que estamos organizando. Atualmente o SINDJUD-PE é coordenado por Alcides Campelo, também assistente social.

Parabéns às e aos assistentes sociais pelo seu dia!

Compartilhe:

Arquivo

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias no seu e-mail.

Você se inscreveu com sucesso!

Pular para o conteúdo