12ª edição do CONSEJU acontece de 8 a 10 de dezembro na cidade de Fortaleza

por | dez 6, 2021 | Destaque Home, Notícias

A cidade de Fortaleza/CE recebe entre 8 e 10 de dezembro a 12ª edição do CONSEJU (Congresso Nacional dos Servidores do Judiciário). O evento realizado pela Fenajud terá a presença de centenas de delegadas e delegados de todas as regiões do país, eleitos por 19 sindicatos filiados à Federação.

Esta é a 2ª etapa do Congresso, que tem o objetivo de discutir a linha política que a entidade deverá seguir nos próximos dois anos e meio. A primeira etapa, onde aconteceu a eleição da Colegiada e do Conselho Fiscal, aconteceu virtualmente em 8 de junho de 2021.

Com o tema “Sistema de Justiça, Democracia e Direitos dos Grupos Vulneráveis”, o encontro que é realizado a cada três anos, acontece durante a tramitação de Propostas no Congresso Nacional que ameaçam o serviço público no país e que pode levar a população mais pobre a sofrer com a falta de investimento em saúde, educação, segurança, além de dificultar o acesso à justiça.

Assuntos essenciais para a organização sindical e social serão discutidos por meio de palestras que ilustram sobre a democracia no sistema de Justiça; o Brasil e os direitos de grupos vulneráveis; a opressões de gênero e seus atravessamentos no movimento sindical.

O SINDJUD-PE estará presente discutindo os novos rumos políticos e de luta da entidade nacional, representado por uma delegação com 10 pessoas. Somando no debate que amplia as estratégias para assegurar o funcionalismo público para toda a população.

#PraCegoVer Imagem com filtro em tom claro tendo como base a fotografia de uma comunidade. Em destaque, no centro, uma ilustração do Congresso Nacional, com imagens de pessoas diversas estampadas. Abaixo, em letras coloridas, está o texto: Xll CONSEJU. Em seguida, na cor preta, o seguinte texto: sistema de justiça, democracia e direitos de grupos vulneráveis. Fortaleza – 8 a 10 de dezembro de 2021. Na parte inferior, estão as logomarcas da Fenajud e SINDJUD-PE.