Tribunais de Justiça dos estados de Alagoas, Piauí, Maranhão e Paraíba também avançaram nas pautas pela valorização profissional do servidor e da servidora do judiciário brasileiro.
Após intensas e diversas mobilizações junto ao Serjal, a categoria alagoana conseguiu garantir no TJAL que a Data-base que repõe a inflação de 2019, no índice de 4,3%, seja implantada no começo do próximo ano. A reposição da inflação de 2020 e 2021 serão tratadas na sequência.
No Maranhão, os servidores/as e o Sindjus-MA conseguiram após negociações com o TJMA a implantação de auxílio-creche no valor de R$ 300,00, reajuste de 23,52% no valor do auxílio-alimentação, reajuste no valor do auxílio-saúde entre 20,14% e 66,61%, e o reajuste de 8,35% na tabela de vencimentos dos cargos efetivos e em comissão e funções gratificadas incluindo o pagamento retroativo dos adicionais de tempo de serviço que foram suspensos até 31/12/2021 com a Lei Complementar Nº 173/2020.
No do Piauí, a luta dos servidores e servidoras junto ao Sindsjus-PI deu lugar a conquista do reajuste em 12,37% nos subsídios dos servidores ativos e inativos do Poder Judiciário do Estado do Piauí, além de gratificações pelo exercício dos cargos em comissão e funções de confiança.
Na Paraíba, após meses de luta e diálogo, os servidores/as do TJPB e o Sintaj-PB conquistaram reajuste salarial de 8%: em janeiro 5%, e mais 3% indicado para julho. Além do acréscimo de R$ 300 no auxílio-saúde.
Todo mundo avança! Mas e o TJPE? Aqui em Pernambuco, as negociações pela reposição inflacionária e valorização profissional dos servidores e servidoras segue emperrada. Tem dinheiro para renovação de frota de veículos (modelos SUV, sedan e caminhonete cabine dupla); para estátuas; lanche para escola judicial em tempos onde a escola esteve fechada; majoração do auxílio-alimentação apenas dos magistrados; saúde melhor para a magistratura, além de fechar comarcas; não realização de editais de remoção, dentre outros absurdos.
Valorização já!
SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!
#PraCegoVer Arte gráfica nas cores branco, vermelho e azul destaca o texto “Todo mundo avança! Mas e o TJPE? Valorização já!”, que tomam conta boa parte do espaço da imagem, com destaque, tendo a logomarca do SINDJUD-PE e marca da campanha salarial do sindicato no rodapé da arte, nas cores azul, vermelho e branco dispostas em fundo branco.