Em 31 de março de 1964 o Brasil iniciou um período sombrio de sua história, marcado pela ditadura militar e uma série de violações dos direitos humanos. Censura, tortura e mortes foram normalizadas pelo sistema de opressão golpista durante os 21 anos de regime autoritário. Aqueles(as) que se opunham ao governo ditador, eram vítimas de perseguições, repressão e violências que provocaram traumas profundos e muitas mortes sem as devidas responsabilizações.
Apesar de já terem se passado quase seis décadas desde esse episódio lamentável – exatos 59 anos -, é importante lembrar do passado para que não voltemos a repetir os mesmos erros como sociedade.
A redemocratização do Brasil foi conquistada e chancelada na Constituição Cidadã de 1988 com muita luta. E é inaceitável e vergonhoso que haja qualquer ameaça antidemocrática rondando o Brasil na atualidade.
É o nosso dever repudiar essas práticas e garantir que nunca mais sejam celebradas. É necessário preservar as liberdades políticas, artísticas, individuais e coletivas, garantindo que todos os cidadãos e cidadãs tenham voz e participação ativa na sociedade. A democracia é um bem precioso que deve ser valorizado e protegido.
SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!