Uma análise das questões de gênero a partir de um clássico do cinema de animação. Esse foi o caminho traçado no último encontro do Coletivo de Mulheres Flor de Mandacaru, do SINDJUD-PE, realizado virtualmente no dia 1°/12.
As integrantes do Coletivo se reuniram para debater sobre o filme “A Pequena Sereia (1989)”. A produção da Disney adaptada a partir da obra de Hans Cristian Andersen foi o primeiro conteúdo analisado pelas integrantes do Flor de Mandacaru, que irá aprofundar o debate da perspectiva de gênero em outros formatos de mídia nas próximas atividades.
A Coordenadora de Gênero, Raça e Etnia do SINDJUD-PE, Karyna Almeida, aponta para a necessidade de refletir, na vida adulta, sobre uma obra audiovisual que impacta a vida e relações das mulheres na sociedade desde a infância. “Nós assistimos ao filme com olhos de mulheres adultas e vemos o quanto um desenho animado aparentemente tão inocente pode levar à criação de meninas dispostas a tudo por amores que nem conhecem, incluindo perder suas famílias, suas vozes e a sua natureza no caminho. Precisamos recuperar nossas vozes, soltá-las cada vez mais. Esse é o propósito do Flor de Mandacaru”, enfatizou.
Ana Carolina Lôbo, Coordenadora de Comunicação do SINDJUD-PE e da pasta de Gênero da FENAJUD, reforça a importancia da atividade e da escolha de mídias de massa para o debate. “Mídia eletrônica e de entretenimento é poderosa e vem condicionando gerações com suas produções, estabelecendo parâmetros do que se deve ser e desejar. Portanto, não podemos subestimá-la. É muito importante que estejamos atentas ao que assistimos e que tenhamos um olhar crítico para essas produções. Tivemos um debate muito rico com múltiplos olhares, o que amplia a nossa visaão”, detalhou.
Acompanhe os canais de comunicação do SINDJUD-PE e fique por dentro das ações realizadas pelo Coletivo de Mulheres Flor de Mandacaru.
SINDJUD-PE
Gestão Lutar e Vencer!
#PraCegoVer Arte gráfica com a captura de tela de uma chamada de vídeo destaca pequenos quadros e exibe os rostos das participantes do encontro virtual do Coletivo de Mulheres Flor de Mandacaru, realizado no dia 1°/12.